Prefeitura de Arujá
Arujaenses participaram de Jornada Esportiva
25-05-2018
Etapa importante do tratamento, estimulante à socialização e à prática de esportes, a 9ª Jornada Esportiva da Saúde Mental ocorreu nesta sexta-feira (25/05), em Mogi das Cruzes. Trinta e nove arujaenses participaram. Os pacientes do Ambulatório de Saúde Mental da cidade disputaram competições de dominó, tênis de mesa, futsal, corrida, dama, xadrez e queimada.

Júlio César Moreira da Silva, morador do Mirante, foi um dos atletas de Arujá. Fazendo tratamento há seis anos, conta que estar em atividades como a desta sexta-feira é uma conquista pessoal e uma forma de escapar da rotina. Ele tinha dificuldade de ficar próximo das pessoas e frequentar determinados lugares até começar a ir às sessões de grupo do Ambulatório de Saúde Mental. Para Júlio, o mais importante da Jornada é a confraternização.

“É uma experiência boa para conversar com as pessoas que têm a mesma patologia que eu. Em casa, assisto TV, cuido dos cachorros e do pomar. Hoje consigo ter qualidade de vida, sair da rotina”, diz o competidor de dominó, futsal e corrida.

Responsável pelo Ambulatório, a psicóloga Zenaide Alves ressalta que os arujaenses presentes na Jornada possuem características das mais diversas e que o evento é uma parte fundamental do tratamento.

“Trata-se de uma atividade terapêutica externa fundamental para a socialização de todos que estão aqui participando de alguma modalidade. É também uma forma de saírem de casa, de obterem estímulo para a prática de esportes, entre outros benefícios”, diz.

Economia solidária

Além da competição esportiva, a Jornada teve a comercialização das obras e produtos desenvolvidos pelos pacientes de Arujá durante as oficinas terapêuticas.

Panos de prato, bonecos de pano e pinturas em tela foram alguns dos objetos comercializados na lojinha de Arujá.

A Jornada
Desenvolvida há 9 anos, a Jornada de Saúde Mental é uma iniciativa do Fórum de Saúde Mental do Alto Tietê e reúne atletas de todas as cidades da região.

Cada ano em um município diferente, desta vez foi realizada no Ginásio de Esportes da Faculdade de Educação Física da Universidade de Mogi das Cruzes.
Veja também