Prefeitura de Arujá
Cadastro para castração de fêmeas vai até sexta
13-06-2018
Termina sexta-feira, 15 de junho, o prazo para o cadastro de castração de cães fêmeas da cidade. A Secretaria Municipal de Saúde oferece o serviço de forma gratuita aos donos de animais que residem em Arujá.

A castração dos animais é uma medida de extrema importância que, além de proporcionar o controle populacional, previne doenças sérias, como a piometra.

A piometra é uma infecção bacteriana que acontece no endométrio (tecido que reveste as paredes internas do útero), causada por alterações hormonais que acontece a cada cio no aparelho reprodutor das fêmeas. Alguns donos de cadelas optam por dar injeções anticoncepcionais para evitar gravidez, porém, como são injeções de hormônio, esse método facilita o aparecimento da doença. A piometra é grave e possui altos índices de mortalidade. Como as cadelas castradas têm seu útero removido, não correm o risco de contraí-la.

Cadastro

Os interessados em castrar seus animais devem comparecer ao Canil Municipal, munidos de RG, CPF e comprovante de endereço de Arujá no próprio nome, e carteira de vacina comprovando a dose antirrábica. Após o cadastro, o animal entra em lista de espera para a castração. Cada morador poderá agendar o procedimento para até cinco cadelas, que devem estar em perfeito estado de saúde. A cirurgia é realizada com data e hora marcadas.

O Canil Municipal atende das 7h30 às 12 horas e das 13h às 15h30, na Avenida Londres, 450, no bairro do Portão.

Outras informações podem ser obtidas no telefone 4651 3473.
Veja também