Prefeitura de Arujá
Julho Amarelo alerta sobre hepatites
04-07-2018
Consideradas como importante problema de saúde pública no Brasil, as hepatites virais são doenças silenciosas e, em inúmeros casos, mortais. A doença, que possui tratamento, refere-se a uma degeneração no fígado causada por um determinado vírus que pode ser transmitido por contaminação sanguínea.

Julho é o mês instituído pela Organização Mundial da Saúde para o combate à doença. Em Arujá, os testes para diagnosticar as hepatites e as vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Conscientizar a população sobre a importância da vacinação e dos cuidados com a prevenção é o objetivo da instituição da data. Existem cinco tipos de hepatite viral, que são identificadas pelas letras do alfabeto (A, B, C, D e E), de acordo com o tipo de vírus que infecta o indivíduo.

Inchaço do fígado, mal estar, vômito, perda de apetite e icterícia (pele, unhas e mucosas de cores amareladas), urina de coloração escura e fezes esbranquiçadas são sintomas da doença. No entanto, em alguns casos as hepatites se apresentam de forma silenciosa. Segundo dados do Ministério da Saúde, estima-se que 1,5 milhão de brasileiros possam ter o vírus sem sequer saber.

Para se prevenir é necessária a realização da imunização, no caso da hepatite B. A vacina é recomendada para pessoas de até 49 anos ou em situações de vulnerabilidade, independentemente da faixa etária.

Já nos demais tipos de hepatites virais, a prevenção é feita por meio de cuidados como higienização adequada dos alimentos, o não compartilhamento de objetos pessoais (navalha, alicate de unha, escova de dente, piercings entre outros objetos perfurantes) e o uso de preservativos.

A data

Em maio do ano de 2010, a Organização Mundial de Saúde, instituiu o dia 28 de julho como Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Desde então o Ministério da Saúde vem cumprindo uma série de metas e ações de controle e prevenção contra a doença. Durante todo mês de julho são realizadas ações de conscientização e informações para enfrentamento das hepatites virais no Brasil e no mundo.
Veja também