Prefeitura de Arujá
Vacina contra pólio e sarampo inicia dia 4
18-07-2018
De 4 a 31 de agosto as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Arujá promoverão a campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo voltada a crianças de 1 ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias. O atendimento de segunda a sexta-feira será das 8 às 16 horas. A ação terá dois Dias D, em 4 e 18 de agosto (sábados), das 8 às 17 horas.

A campanha foi anunciada pelo Ministério da Saúde e tem o objetivo de manter a alta cobertura vacinal nos municípios brasileiros.

Em Arujá, o serviço será oferecido nos postos do Parque Rodrigo Barreto, Centro de Saúde (CS) II, Jardim Emília, Mirante, Nova Arujá, Jardim Real e Jardim Fazenda Rincão.

No Brasil, as campanhas contra poliomielite, popularmente conhecida como paralisia infantil, foram iniciadas em 1980. Erradicada desde 1990, é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia que acomete em geral os membros inferiores. A falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária constituem fatores que podem favorecer a transmissão do poliovírus.

Já a campanha de sarampo, cuja dose da vacina também imuniza contra a rubéola, começou no País em 1992. Segundo o Ministério da Saúde, de fevereiro a maio de 2018 foram notificados 397 casos suspeitos da doença, sendo 50 descartados e 172 confirmados. Os outros 175 estão em investigação. Arujá não tem casos ou suspeitas da doença.

Adultos

A campanha é focada nas crianças. Por isso, a Secretaria de Saúde ressalta que a vacinação de adultos contra o sarampo ocorre normalmente com o trabalho de rotina das unidades de saúde.

Pelo esquema vacinal, os adultos devem ter recebido duas doses da vacina na vida, caso tenham até 29 anos, uma única, se tiver na faixa etária de 30 a 49 anos. A imunização não é aplicada em pessoas a partir dos 50 anos. 
Veja também