Prefeitura de Arujá
Dia do Idoso: Coreto terá atividades
25-09-2018
Os próximos dias serão marcados por diversas atividades em comemoração ao Dia Nacional do Idoso. Zumba, vivências terapêuticas e yoga do riso são algumas das ações que acontecerão na Praça do Coreto na quinta-feira (27/09), primeiro dia de ações.
   
A programação é coordenada pelo Centro de Convivência do Idoso da Secretaria Municipal de Assistência Social. Consciência corporal, cuidados com o rosto, mindfulness (técnicas meditativas) e diferentes números de dança são as demais programações do evento de quinta, que será aberto ao público e começa às 8h30.
   
Na sexta-feira a academia ao ar livre da Avenida Amazonas contará com uma aula de karatê, às 8 horas.

No dia 1º de outubro os idosos do CCI participação de uma gincana com a diretora pedagógica do Método Supera, Mônica Rodrigues Sant’Anna, às 8h30. Dia 2 será a vez de uma palestra com a médica Naiane Faria Widmer, às 8 horas. No dia 3, o grupo fará um passeio no Parque do Ibirapuera, enquanto a secretária de Assistência Social, Maria Luzia Bortone Salles Couto, encerra a programação no dia 4, às 8 horas, com uma palestra no Centro de Convivência.

Dia Nacional
O Dia Nacional do Idoso foi estabelecido oficialmente pela Lei nº 10.741, que criou o Estatuto do Idoso. Anteriormente a comemoração ocorria em 27 de setembro, data em que a Comissão pela Educação do Senado Federal instituiu a reflexão sobre a situação do idoso na sociedade em questões ligadas à saúde; convívio familiar; abandono; sexualidade e aposentadoria, entre outras.

O Estatuto do Idoso regula os direitos assegurados de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, para que sejam preservados sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade. O Estado, a sociedade e a família do idoso têm o dever de ampará-lo, cuidando para que não haja violação de seus direitos.

Veja também