Prefeitura de Arujá
Finanças presta contas do 2º quadrimestre
27-09-2018
Em audiência pública realizada na Câmara de vereadores na manhã desta quinta-feira (27/09), foram apresentadas as receitas e despesas da administração municipal referentes ao segundo quadrimestre do exercício de 2018.

  A apresentação do Relatório de Gestão Fiscal (RGF), conduzida pela secretária municipal de Finanças, Inês Rodrigues dos Santos, atende à Lei de Responsabilidade Fiscal (101/2.000) e tem como principal objetivo a transparência com os gastos públicos.

Conforme o relatório, entre os meses de maio e agosto, a administração registrou uma receita no valor de R$ 91.977.867,26 e uma despesa de R$ 71.443.507,41. 

Os investimentos em Educação e Saúde ultrapassaram o montante mínimo obrigatório previsto pela Constituição Federal e consumiram 27,09% e 25,40% do valor gerado pelos impostos arrecadados. Por lei, as áreas devem receber no mínimo 25% e 15%, respectivamente.

De acordo com a secretária, essas áreas (Saúde e Educação) representam a maior parte do orçamento municipal, juntamente com a folha de pagamento de funcionários, que no mês de julho incluiu a primeira parcela do décimo terceiro salário.

A secretária municipal de Educação, Priscila da Silva Rosa Sidorco, e o diretor de finanças da Pasta, Caio Araújo, assim como Antônio Donizete da Silva (Departamento de Administração) e Sandra do Carmo Silva (Departamento Financeiro), participaram da audiência.

Veja também