Prefeitura de Arujá
Conferência elege nove delegados
19-10-2018
Nove delegados eleitos serão os representantes de Arujá nas etapas regional e estadual da Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente. A fase municipal do evento que tem a missão de discutir políticas públicas e provocar reflexão foi realizada nesta sexta-feira (19/10), no Clube União.

Esta foi a quinta Conferência Municipal promovida em Arujá. A coordenação contou com uma comissão organizadora e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Estudantes de escolas estaduais, representantes dos poderes Executivo e Legislativo e a Elite Cívica (Guarda Mirim) também participaram.

“A Conferência existe para que se olhe para as políticas públicas, se veja se há necessidade de aprimorá-las e se podem ser criadas novas ações. Creches em tempo integral, por exemplo, são fundamentais, mas para isso são necessárias leis. Então pensem bastante em tudo isso durante as discussões em grupo”, afirmou a presidente do CMDCA, Maria da Conceição Melo Veras Galbetti, na cerimônia de abertura conduzida pelo secretário adjunto de Esportes e Lazer, Fábio André de Souza.

Os objetivos estratégicos do evento são apontar os desafios que precisam ser enfrentados para garantir acesso às políticas sociais; formular propostas visando ao combate à violência; propor ações voltadas ao protagonismo das crianças e adolescentes em ambientes com escola, família e comunidade, além de elaborar ações para a promoção da igualdade e valorização da diversidade.

Todos estes aspectos foram reunidos para discussão em três eixos temáticos e distintos que foram explicados pela teóloga Nayara Santana Naves, da Igreja Presbiteriana Independente e dos Jovens da Verdade.

“Sejam pesquisadores, leiam livros, compareçam à Biblioteca, vão ao cinema, se encham de conhecimento, porque é extremamente importante. Culturas como a do estupro e da violência existem para que as pessoas achem que estas ações são normais, que sempre aconteceram, mas não podemos aceitar isso”, afirmou ao defender que a criança e o adolescente sejam educados com qualidade, desenvolvam senso crítico e tenham noções de seus direitos.

O evento teve ainda apresentações teatrais sobre o tema da infância e adolescência por parte da ONG Doutores do Riso, e as presenças dos vereadores Edimar do Rosário e Ana Poli.

Delegados

Os delegados eleitos foram Katia Moura, Arthur Veras Pereira e Debora Campos Doretto (segmento adulto), Roberta Julia Reis, Eduardo Amorim, Thiffany Costa e Erick Julio dos Santos, com os suplentes Rayssa da Conceição de Deus, Talita Santos Nogueira, Nathalia Lins e Julia Vitória (adolescentes) e Inaiá Lima Soares e Amanda Navarro.

Apoio

A Conferência teve o apoio das Secretarias Municipais de Assistência Social e de Educação, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio Taikan Yokoyama, o Julio do Kaikan, e das empresas Transdutra, Sonda Supermercados, Styllus Supermercados, Camargo Advogados, DJ Wallace e Art Design.
Veja também