Prefeitura de Arujá
Câmara realizou Fórum de Saúde
24-10-2018
Aconteceu terça-feira (23), na Câmara Municipal de Arujá, 1º Fórum de Saúde, idealizado e conduzido pela vereadora Ana Poli. A iniciativa apresentou, na presença de munícipes, temas como saúde preventiva e urgência na saúde pública. A secretária municipal de Saúde, Carmen Pellegrino, prestigiou o evento.

Como convidado e palestrante da noite, o cirurgião vascular Martino Piatto, abordou por cerca de 40 minutos assuntos como custos em saúde, Conselhos Municipais de Saúde, valorização das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sistema de vagas, humanização no atendimento, envelhecimento da população e perda da saúde por agentes externos, como acidentes e violência.

A palestra foi encerrada com ênfase em políticas públicas que visam a prevenção de doenças crônicas, como a pressão arterial, vícios em drogas ilícitas e lícitas como o cigarro e o álcool e a participação social inteligente, de forma colaborativa e construtiva, com o oferecimento de soluções para a melhora geral na saúde pública.

“O paciente que chega a um Pronto Atendimento, uma Unidade Básica de Saúde, de bengala, se arrastando, não tem que esperar enfermeira buscar uma cadeira de rodas. Me parece que qualquer cidadão pode fazer isso, mas o sistema de saúde deve ser treinado para ter um acolhimento rápido por parte de seguranças, enfermeira, algum atendente ou um médico que está passando no corredor”, afirmou.

A secretária adjunta de Saúde, Patrícia Elias do Prado, Natal Aparecido e Rosana Restivo, do Conselho Municipal de Saúde, e os vereadores Rafael Laranjeira, Sebastião Vieira de Lira, o Paraíba Car; Edval Barbosa Paz, o Professor Edval; Edimar do Rosário, o Pastor Edimar; Luiz Fernando Ales de Almeida, Reynaldo Gregório Júnior, o Reynaldinho; Renato Bispo Caroba e Rogério Gonçalves Pereira, o Rogério da Padaria, da Comissão de Saúde da Casa de Leis, participaram do evento.
Veja também