Prefeitura de Arujá
Outubro Rosa: Exames ocorrem até o fim do mês
25-10-2018
Exames preventivos de câncer de colo do útero (papanicolau) ou doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e agendamentos de mamografia são ações que acontecem até o final do mês nas Unidades Básicas de Saúde que promovem a campanha Outubro Rosa em Arujá.
   
Na UBS Suzete Lanichek Durães, no Jardim Fazenda Rincão, há palestras diárias sobre saúde feminina às 9 horas e testes de DSTs das 14 às 15 horas.
   
Coleta de papanicolau das 13 às 14 horas e agendamento do exame preventivo do câncer de mama durante todo o expediente são os serviços da unidade do Jardim Real.
   
A mamografia também pode ser solicitada na UBS Parque Rodrigo Barreto das 8 às 17 horas. Já o papanicolau pode ser feito no dia 30, entre 13 e 14 horas.
   
Outubro Rosa    

Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o movimento Outubro Rosa nasceu na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre a doença, conscientizar, ampliar o acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
   
Ao longo do mês outras UBSs da cidade também realizaram palestras e exames, serviços oferecidos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Veja também