Prefeitura de Arujá
Mutirão no CS II teve 604 atendimentos
26-11-2018
Realizado na manhã do último sábado (24/11) no Centro de Saúde (CS) II, o mutirão da Secretaria Municipal de Saúde realizou 604 atendimentos, sendo 79 coletas de Papanicolau, 33 solicitações para o exame de mamografia e 492 acompanhamentos referentes ao programa Bolsa Família.
   
O serviço da Secretaria Municipal de Saúde, voltado para mulheres que trabalham, estudam e não conseguem ir às UBS’s nos dias úteis, retorna agora em 01/12, no Jardim Real, e 08/12, no Jardim Fazenda Rincão.
   
Os exames preventivos de Papanicolau e de mamografia têm o objetivo de detectar precocemente o câncer do colo do útero e de mama, respectivamente. Quanto antes as enfermidades são diagnosticadas, maior é a qualidade do tratamento e a chance de cura.
   
Já os acompanhamentos do Bolsa Família são solicitados pelo Ministério do Desenvolvimento Social para os beneficiários do programa federal. Os procedimentos são obrigatórios e consistem no registro nutricional com o controle de peso e a verificação da carteira de vacina de crianças, idosos e gestantes contemplados pelo programa.
Veja também