Prefeitura de Arujá
Criança Feliz: Arujá irá representar Estado
28-11-2018
Arujá foi selecionada pelo Ministério do Desenvolvimento Social para representar o Estado de São Paulo em um encontro nacional do Programa Criança Feliz, que será realizado dia 6 de dezembro, em Brasília. Segundo comunicado enviado pela Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, a escolha leva em conta as boas práticas de gestão apresentadas pelo município.
Promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, o Criança Feliz atende atualmente 180 crianças e gestantes em Arujá. No caso dos pequenos, o programa abrange os beneficiários de até 3 anos que estão recebendo o Bolsa Família ou os que têm até 6 anos e são usuários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A iniciativa é realizada por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAs) e conta com sete visitadoras responsáveis pelo acompanhamento semanal das crianças e mensal das gestantes. A meta é atender a 200 famílias mensalmente em diversos bairros, como o Parque Rodrigo Barreto, Mirante e Jardim Emília.
“O programa protege as crianças e melhora os processos educacionais e sociais ao fortalecer os laços familiares, trazendo para a Secretaria a real necessidade de cada família e o apoio e a compreensão técnica que elas necessitam”, afirmou a secretária de Assistência Social de Arujá, Maria Luzia Bortone Salles Couto, que irá ao encontro com a coordenadora municipal do Criança Feliz, Andreia Passos.

Evento
No evento, que terá participação do ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, haverá formação visando a discussão da importância da intersetorialidade para atenção integral à criança na primeira infância, socialização de experiências com objetivo de apresentar conquistas e resultados em 2018, além de um momento reservado ao reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos Estados e municípios.  
Arujá (SP), Teotônio Vilela (AL), Careiro da Várzea (AM), Feira de Santana (BA), Russas (CE), Mathias Lobato (MG), Nova Andradina (MS), Nortelândia (MT), Pombal (PB), Carpina (PE), Lapa (PR) e Acari (RN) são os 12 representantes dos Estados que foram escolhidos para participar do encontro a partir da avaliação de dados do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e da indicação de técnicos que fizeram acompanhamento in loco e visitas domiciliares. 
Veja também