Prefeitura de Arujá
Frente de Trabalho estadual abre inscrições
05-12-2018
O programa estadual Frente de Trabalho, gerenciado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), abrirá inscrições em Arujá. A iniciativa, que garante qualificação e renda para cidadãos em situação de vulnerabilidade social, foi solicitada ao Estado pelo prefeito José Luiz Monteiro no último dia 27 e é resultado de parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Arujá.

As inscrições serão realizadas no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Arujá entre nos dias 06 e 07/12 (quinta e sexta-feira). Serão inscritas 100 pessoas por dia (por ordem de chegada) para a seleção feita por profissionais da SERT que visa ao preenchimento de 50 vagas. Para participar é preciso ter entre 17 e 70 anos, estar desempregado por no mínimo um ano, residir em Arujá (apresentar comprovação) e não receber benefício algum do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Não é exigida escolaridade.

O beneficiado recebe bolsa-auxílio de cerca de R$ 300,00 (incluído o cartão-alimentação), seguro de acidentes pessoais e auxílio-deslocamento, quando necessário. O participante presta serviços de interesse local (quatro dias por semana – 6h/dia) e frequenta cursos de qualificação profissional (um dia por semana). A participação na Frente – que tem duração de seis meses prorrogáveis por mais três - não constitui vínculo empregatício, já que tem caráter assistencial e de formação profissional.

Iniciativa

A implantação do programa foi informada à Prefeitura nesta terça-feira (04/12) e atende à solicitação feita pelo prefeito José Luiz Monteiro ao chefe de gabinete da SERT, Pedro Nepomuceno Filho, em reunião no Paço Municipal. O pedido foi, inclusive, reiterado pelo adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Adjalma do Carmo Tereza, o Didi, em reunião posterior em São Paulo.

“Essa é uma medida essencial para enfrentarmos a atual crise no mercado de trabalho porque, além de ajuda financeira, os participantes contam com capacitação profissional e são preparados para concorrer às vagas de emprego. A iniciativa é integralmente custeada pelo Estado, não gera custos para o município”, enfatizou José Luiz Monteiro.

Serviço

Para se inscrever, o cidadão deve comparecer no PAT Arujá (Rua Professor João Feliciano, nº 75, Bairro dos Barbosas), das 8h às 17h, munido de RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência. 


Veja também