Prefeitura de Arujá
Guarda apresenta veículos elétricos
19-12-2018
Dois veículos elétricos agora integram a frota da Guarda Municipal de Arujá. Eles funcionam a partir de baterias recarregáveis, não emitem poluentes e têm autonomia para rodar até 300 quilômetros. A entrega oficial dos automóveis foi feita pelo prefeito José Luiz Monteiro nesta quarta-feira (19/12), na sede da corporação.

“Hoje é um dia para falarmos de todas as conquistas que a Guarda vem obtendo, desde as mais simples. Com as dificuldades existentes ficaria muito fácil baixar a guarda e não fazer nada, mas essa não é nossa realidade. As coisas estão acontecendo de forma gradativa, passo a passo, e esse evento aqui é um exemplo. Isto foi possível graças a uma junção de esforços”, afirmou o prefeito.

Da marca chinesa BYD, os veículos fazem parte de um contrato de aluguel com validade de 36 meses. Na China, 25 mil modelos como os de Arujá compõem a frota da polícia local.

Diminuição drástica dos resíduos poluentes, consumo de energia de fonte renovável, melhor eficiência energética, auxílio na diminuição da poluição sonora e menor custo de manutenção/operação estão entre os fatores que baseiam um estudo de vantajosidade desenvolvido pela corporação sobre o automóvel elétrico. Outros pontos importantes que basearam a escolha são a não utilização com motor de combustão, contribuindo consequentemente para a redução da poluição e do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O aluguel mensal é de R$ 7 mil.

“Considerando a economicidade, o aumento dos combustíveis convencionais e a importância da utilização da energia limpa, a Guarda entendeu que o modelo de veículo mais vantajoso para a renovação da frota era o elétrico”, explicou o comandante José Carlos Silva. “Agradeço a cada guarda que deixa a própria casa para fazer da cidade um lugar mais seguro. São grandes profissionais e fico honrado de colher o fruto do nosso trabalho com todos, neste dia”, concluiu ele.

Autoridades

Diversas autoridades presentes na cerimônia, que também marcou a entrega de um drone e o lançamento do aplicativo 153 Cidadão, ressaltaram o progresso da Guarda arujaense desde 2017.

O secretário de Segurança Pública, Carlos Roberto Vissechi, classificou a data como um momento de comemoração. “Em um ano a Guarda conquistou mais do que nos últimos 23 anos”, afirmou.

Vários vereadores compareceram: Reynaldo Gregório Júnior, o Reynaldinho, presidente eleito do Legislativo, e Edvaldo de Oliveira Paula, o Castelo Alemão, autores do anteprojeto que criou a Secretaria de Segurança Pública; Luiz Fernando Alves de Almeida, Pastor Edimar de Jesus, Paulo Henrique Maiolino, Ana Poli e Gabriel dos Santos.

“A GCM até então cuidava apenas dos prédios municipais e a população não entendia muito o motivo. Agora, já atua muito próxima do munícipe e esse crescimento muito nos orgulha”, disse Reynaldinho. “A gente vê que os guardas estão motivados em prestar serviço ao cidadão”, contextualizou Castelo Alemão. “É notório o avanço que a corporação teve sob esta gestão. Sinto-me honrado de fazer parte deste momento”, disse Luiz Fernando. “Via-se a dificuldade da corporação e hoje fico muito contente por acompanhar o crescimento dela”, concluiu Edimar.

O secretário adjunto de Segurança Pública, Evilázio Ferreira, a secretária de Meio Ambiente, Ionara Fernandes, o delegado de Polícia Civil Antônio Carlos Cavalcanti, o presidente do Conselho Municipal de Segurança, Benedito Souza Ferreira, o Dito Maguila, os comandantes das guardas de Mogi das Cruzes, Thaís Nascimento, e São José dos Campos, Devair Pietraroia, os representantes das GCMs de Guarulhos, Pedro Sarmento, e Suzano, Laércio dos Santos, entre outros guardas também estiveram no evento desta quarta-feira.

Serviço

A Guarda de Arujá fica na Rua Rio de Janeiro, 95, na Chácara São José. Atualmente, possui 38 membros.
Veja também