Prefeitura de Arujá
Serviços remove entulho do Barreto
02-01-2019
A Secretaria de Serviços removeu grande quantidade entulho despejado irregularmente pela população em locais como a Rua 47, o Campo do Cruzeirinho e outras regiões do Parque Rodrigo Barreto. A ação precisou do apoio de uma retroescavadeira e quatro caminhões.

A limpeza ocorreu antes da virada de Ano Novo e, além de resolver um problema de poluição visual, visa à manutenção do bairro e à prevenção de situações que podem ser causadas com as chuvas de verão. Outros pontos do bairro estão recebendo o serviço esta semana.

Remoções deste tipo são recorrentes no Barreto, mesmo nas áreas em que há placas instaladas pela Prefeitura alertando para as penalidades previstas em lei para quem comete o despejo irregular de lixo.

Apoio

Para que problemas como estes não se repitam ao longo de 2019 é fundamental o apoio e a participação da população em dar destino correto ao próprio resíduo e fazer denúncias à Fiscalização de Meio Ambiente (4653 1845) ou à Guarda Municipal (153), que atende também aos fins de semana. Anotar números de placas de veículos, fotografar ou mesmo gravar os dias e horários dos despejos são formas de colaboração.

Além de prejudicar o meio ambiente e poluir a cidade, o descarte irregular de lixo e entulho em Áreas de Proteção Permanente (APPs), Áreas de Proteção Ambiental (APAs), beiras de estradas e ruas pode resultar em multa de mais de 3 mil reais, conforme previsto na Lei Municipal 1.176/1996.
Veja também