Prefeitura de Arujá
AVC é tema de encontro promovido em Arujá
08-10-2019
Os agentes públicos da Secretaria de Saúde de Arujá participaram nesta terça-feira (08/10) de uma capacitação promovida pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT), em parceria com a Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) e o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo.

Compareceram ao evento o prefeito José Luiz Monteiro, a secretária de Saúde, Carmen Pellegrino, e a diretora técnica de departamento, Miriam Miletti, o secretário-executivo do CONDEMAT, Abel Larini e a adjunta, Renata Matsuda.

Com o objetivo de implantar o projeto AVC “Mudando a Vida de Quem Chega a Tempo”, a iniciativa trabalhou dados sobre as dificuldades causadas pelo AVC e recomendações a serem seguidas pelos profissionais em seu local de trabalho para que estes possam ajudar pacientes de forma correta, no diagnóstico, tratamento e prevenção do problema. 

Sequelas deixadas pelo incidente, diferenças entre os tipos de anomalias, causas da disfunção e consequências para a saúde foram os principais temas da sessão de perguntas respondidas por Gustavo Bittencourt, médico cardiologista e coordenador do centro de emergência do Hospital Luzia Pinho Melo.

“O AVC é a segunda causa de mortalidade entre pessoas acima dos 50 anos. Esperamos que com essa capacitação, possamos evitar muitos desses problemas, e que se não for possível evitar, que possamos tratar da melhor maneira”, destacou Bittencourt.

“É de suma importância que nós, profissionais de Saúde, tratemos desse tema para que ele seja abordado de maneira correta para com a nossa população”, enfatizou a secretária de Saúde. O prefeito José Luiz Monteiro, por sua vez, destacou a relevância da iniciativa e parabenizou a organização do evento.

Veja também