Prefeitura de Arujá
FAQ - NFE
1 - Existe Manual Operacional para Nota Fiscal Eletrônica? Resposta: Sim. Manual NFE.pdf 2 - Existe legislação específica para Nota Fiscal Eletrônica? Resposta: Sim. Legislação Nota Fiscal Eletrônica 3 - É possível reativar uma Nota Fiscal Eletrônica? Resposta: Uma vez cancelada a nota não há como reativá-la, somente emitindo outra nota. 4 - Erro ao visualizar uma Nota Fiscal Eletrônica? Resposta: Para visualizar uma nota é necessário que o bloqueador de pop up da máquina esteja desabilitado e que haja um programa leitor de arquivos PDF. 5 - Quando utilizar o Recibo Provisório de Serviço (RPS)? Resposta: O Recibo Provisório de Serviço o RPS é para ser utilizado eventualmente caso não seja possível acessar o sistema por algum motivo, o RPS poderá ser emitido para o cliente e posteriormente convertido dentro do prazo estabelecido pela prefeitura em Nota Fiscal Eletrônica. Também poderá ser utilizado pelos prestadores com grande volume de emissão de NFS-e. Nesse caso, o prestador emitirá o RPS para cada transação e providenciará sua conversão em NFS-e mediante o envio de arquivos. 6 - Qual o significado de CFPS? Resposta:CFPS (Código Fiscal de Prestação de Serviço),se refere ao local da prestação do serviço e onde o imposto (ISS) será tributado. 7 - Gostaria de alterar minha senha. Como proceder? Resposta: Ao acessar o sistema será exibido um menu de opções no lado esquerdo do formulário a opção “Alterar senha” sempre estará disponível nessa opção usuário deverá senha atual e sua nova senha, com isso sua senha será atualizada. 8 - Quantas senhas minha empresa tem direito? Resposta: Cada documento ou CNPJ/CPF receberá uma senha única, porém com essa senha a empresa tem a possibilidade de autorizar outros CNPJ/CPF a declarar ou gerar nota em nome da sua empresa. 9 - Como autorizar um usuário para emitir Nota Fiscal Eletrônica? Resposta: Para autorizar outro CNPJ/CPF a realizar a declaração ou geração de NFe em seu nome a empresa deve acessar a opção do menu “Autorizar Usuário” e nela informar o CNPJ/CPF autorizado, essa autorização pode ser cancelada a qualquer momento por qualquer uma das partes. 10 - Como Cancelar um Recibo Provisório de Serviço (RPS)? Resposta: Caso o RPS tenha sido gerado e emitido de forma incorreta é necessário efetuar o cancelado pelo sistema no menu a principal a esquerda RPS basta clicar no ícone correspondente ao cancelamento. 11 - Pode-se enviar a NFS-e por e-mail para o tomador de serviços Resposta: Sim. A Nota Fiscal Eletrônica poderá ser enviada por “e-mail” ao tomador de serviços, desde que por sua solicitação, há duas formas de envio diretamente no sistema selecionando a nota e acionando o botão correspondente ao enviar nota ou salvando em arquivo PDF e anexando em um e-mail enviado por fora do sistema NFE. 12 - A NFS-e terá numeração seqüencial específica? Resposta: Sim. O número da NFS-e será gerado pelo sistema, em ordem seqüencial, sendo único para cada estabelecimento da empresa prestadora de serviços e iniciado em 1. 13 - É possível emitir Notas Fiscais Eletrônicas em lote? Resposta: É possível emitir notas através de importação por arquivo TXT ou por integração de sistema via webservice .
layout do arquivo txt
Manual de integração Web Service
14 - O que é a conversão de RPS? Resposta: O RPS deve ser emitido no eventual impedimento da emissão on-line da NFS-e. A conversão do RPS nada mais é do que a transformação deste em NFS-e. Esta conversão também será realizada no caso de envio de arquivos de RPS para processamento em lote. 15 - Qual a diferença entre importar e exportar Nota Fiscal Eletrônica? Resposta: Na importação se refere ao enviodas notas emitidas para o sistema da prefeitura e na exportação se refere a salvar as notas já emitidas para arquivo XML caso a empresa necessite. 16 - O que se refere Código de Atividade? Resposta: Se refere aos códigos contidos na lei federal 116 de serviço no qual a empresa exerce a atividade junto ao município.